Tratamento do autismo baseado em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada)
O neurologista e o psiquiatra infantil são os médicos mais especializado no diagnóstico do autismo, e podem fazer sugestões ou ajudá-lo a priorizar as terapias com base na avaliação global do seu filho.
O tratamento para o autismo é geralmente muito intenso e abrangente, por isso envolve toda a família da criança e uma equipe de profissionais.
Antes de escolher a terapia, os pais tem que explorar as opções de terapias adequadas, obtendo mais informações antes de um compromisso com uma delas.
Tratamentos intensivos para sintomas de autismo abordam o social, a comunicação, os problemas comportamentais e a dificuldade de aprendizagem, por isso, o trabalho interdisciplinar no tratamento do autismo incluem profissionais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e psicólogos.
O Conselho Nacional Americano de Pesquisa recomenda que, durante o período pré-escolar, as crianças com autismo devem receber cerca de 25 horas de intervenção estruturada por semana incluindo Psicólogos que tenham formação em ABA (análise do comportamento aplicada) como forma de tratamento do autismo Por sua alta taxa de sucessos o governo americano escolheu a terapia ABA como o tratamento psicológico por excelência para indivíduos autistas e, por conta disso um movimento semelhante está acontecendo em São Paulo, no sentido de pedir que o governo passe a dar auxílio financeiro a pais que desejem tratar os filhos com o ABA.
ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada.
A Análise do Comportamento possui três principais braços: o Behaviorismo que trata da filosofia da ciência comportamental, a Análise Experimental do Comportamento que trabalha com pesquisas básicas de laboratório e a Análise do Comportamento Aplicada que envolve o desenvolvimento de tecnologia para se trabalhar em ambientes mais naturais, do dia-a-dia. A Análise do Comportamento Aplicada se popularizou na clínica como Terapia ABA (ABA Therapy), mas cientificamente, seria mais correto dizer intervenções em ABA (intervenções em Análise do Comportamento Aplicada).
Os planos educacionais são individuais para cada criança e são criados a partir de avaliações das habilidades atual da criança, avaliação do desenvolvimento, avaliações referenciadas a critério, avaliações de Preferência e análise funcional do comportamento.
Alguns programas podem ser postos em prática na própria casa. Esses, podem ser com a presença de profissionais especialistas e terapeutas treinados ou podem incluir um treinamento para que os pais possam servir como terapeutas para seus filhos, sob supervisão de um profissional. Alguns programas são feitos em um centro especializado, na sala de aula ou na pré-escola.
As avaliações em ABA devem ser frequentes e servem de bússola para que as intervenções possam ter alta qualidade. Elas não só se tornam linha de base para o início dos programas, mas também fornecem indicativos de progresso (ou a falta deles) das intervenções escolhidas. A possibilidade de avaliação constante através de registros, também auxilia no processo de escolha e mudança dos procedimentos em ABA. As terapias incluem uma ampla gama de ferramentas, serviços e métodos de ensino pelos quais você pode optar para ajudar seu filho a alcançar o potencial que ele possui
É possível observar que cada vez mais tem se falado em métodos para tratamento em autismo, atualmente são vários os métodos de terapia disponíveis, (diversos sem comprovação científica). Então sempre que possível, observe as terapias em ação, publicações com fontes confiáveis e fale com os pais experientes, assim você pode ter uma compreensão mais abrangente do que se trata determinadas terapias, antes de iniciar a intervenção.
Comments